Notícias

Notícias » Orçamento Participativo » Parque de Exercícios e Recreio Canino: Do Orçamento Participativo ao sucesso regional

Corria o ano de 2014 quando a ANI S. João deu início ao projeto “Parque de Exercícios e Recreio Canino.” Esta necessidade, há muito identificada pela associação amiga dos animais, podia ser suportada pelo valor monetário atribuído ao vencedor do Orçamento Participativo (OP) da freguesia de São João da Madeira de 2014 e nasceu, assim, uma história com final feliz: O “Parque para Cães” – como também é apelidado – foi a proposta vencedora do OP ’14 e figurou no “Plano de Atividades” da Junta de Freguesia de São João da Madeira para o ano de 2015.

O “Parque de Exercícios e Recreio Canino” foi construído única e exclusivamente a pensar no “melhor amigo do Homem.” O espaço verde onde o parque se situa é fechado e está equipado com “pipicans”, um bebedouro, rampas, túneis e escadas de madeira. Preenchendo todos os requisitos exigidos pela população, o “Parque para Cães” está-se a revelar um autêntico sucesso. Sempre muito frequentado, os donos veem neste parque um local onde os seus canídeos podem passear de forma livre, divertida e segura. Exemplo disso mesmo, foi a passagem do 1º Encontro de Beagles em São João da Madeira por este parque. Dezenas e dezenas de donos confiaram a segurança dos seus animais no “Parque para Cães”, local que os Beagles – e não só – utilizaram para correr livremente, brincar entre si e refrescarem-se no bebedouro existente.

O “Parque de Exercícios e Recreio Canino” era, de facto, uma necessidade na cidade de São João da Madeira. Único na região de Aveiro, as muitas vantagens deste parque canino fazem com que este seja visitado com bastante frequência, não só por sanjoanenses, mas também por “cães” de concelhos ou freguesias vizinhas. Um belo exemplo que fica de um grupo de pessoas que participaram ativamente na vida política da cidade, fazendo ouvir a sua “voz” através do Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira.