Notícias

Notícias » Geral » O Nosso Fado vale a pena!

A iniciativa "O Nosso Fado", organizada pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, levou três espetáculos de fado vadio a três diferentes zonas da cidade, fazendo a delícia dos moradores e dos apaixonados deste género musical.  Devesa Velha, Orreiro e Casaldelo foram os locais que acolheram este evento que superou por completo as expectativas da organização, tendo-se verificado casa cheia nos espetáculos realizados. 
Para Helena Couto, Presidente da Junta de Freguesia, tratou-se de «uma maratona de fados que valeu a pena», pois cumpriu-se na íntegra a pretensão das «pessoas aproveitarem para vir ao palco cantar os seus fados favoritos e ter uma noite agradável. Estas sessões serviram para dar vida a espaços lindíssimos da freguesia». 
Na Devesa Velha, onde ocorreu a primeira sessão, o som das guitarras e as vozes dos fadistas ouviram-se no pátio da Associação de Moradores da Devesa Velha. «É uma excelente "sala de estar" para uma noite de Fados», referiu Helena Couto.  A segunda sessão realizou-se no Largo do Orreiro, onde uma multidão recebeu "O Nosso Fado" de forma entusiasta, enchendo por completo o espaço destinado ao concerto. O mesmo aconteceu em Casaldelo, onde este evento teve o espetáculo de encerramento. A Presidente da Junta de Freguesia manifestou-se «sensibilizada pelos moradores virem agradecer o facto de termos realizado aqui o espetáculo.» 

Os artistas convidados foram a chave para o sucesso de todos os eventos do Nosso Fado". Fadistas sanjoanenses e, acima de tudo, entusiastas do fado, Ângelo Oliveira e Teixeira de Sousa cantaram o fado, apresentaram os espetáculos e incentivaram os elementos do público que foram saltando da plateia para o palco, proporcionando momentos de fado vadio. 

Ângelo Oliveira lembrou que «há fadistas "escondidos" em S. João da Madeira, muitos por não terem este tipo de oportunidade de se mostrarem». Elogiando esta iniciativa da Junta de Freguesia, Ângelo Oliveira classificou, ainda, este evento de «feliz» e que enche de «orgulho os fadistas de S. João da Madeira». Para Teixeira de Sousa, espetáculos nestes moldes, «são uma mais-valia, uma vez que valorizam o fado e os fadistas da terra, dando-lhes primazia em vez de chamar gente de fora». 
Os outros fadistas convidados foram Teresa Oliveira, Cristina Moleira, Carolina Sousa e Dino Marques, que cantaram o fado ao longo dos três dias do evento. Manuel Ferreira, mais conhecido por Neca, também esteve presente nos três espetáculos, brindando o público com "fado vadio". 
Quanto aos guitarristas, Luís Carvalho, Joaquim Fernandes e Mário Almeida fizeram o acompanhamento da guitarra portuguesa e Manuel Gonçalves, Manuel Alves e Augusto Dolores estiveram à viola. 
Tratou-se de uma verdadeira festa entre músicos, fadistas e público. É de salientar a coragem de alguns moradores em subir ao palco para cantar mais do que uma vez. Entre eles estão Maria de Lurdes e Manuel Garcia, de Casaldelo, Maria dos Anjos e Isabel Torres no Orreiro. 

Os fadistas, os músicos e a Junta de Freguesia manifestaram vontade em dar continuidade à iniciativa "O Nosso Fado" com itinerância pelos diversos locais da nossa cidade.