Notícias

Notícias » Orçamento Participativo » 15% do Orçamento da Junta de Freguesia é votado pelos sanjoanenses

A apresentação do Orçamento Participativo (OP) 2015 revelou o montante destinado às propostas que serão votadas pelos sanjoanenses: 15 mil euros.

Foi na terça-feira, no Museu da Chapelaria, que ocorreu a sessão para explicar todas as etapas da segunda edição do OP.

Em breves palavras, quem pretender colocar uma proposta a votação deve fazê-lo entre 16 de Março e 30 de Abril, e pode fazê-lo no sítio da internet da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, no balcão da junta ou nas Assembleias Participativas que vão decorrer durante este período.

A presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto, salienta a importância que este projeto tem para a cidade. “Com esta iniciativa disponibilizamos 15% do orçamento do plano de atividades, que representa 15 mil euros a distribuir pelos projetos vencedores”.

Vai ser possível votar no OP 2015 durante a Cidade no Jardim

Em relação ao ano passado as datas foram antecipadas e a votação nas propostas selecionadas, será entre 5 de Junho e 24 de Julho. Com esta novidade, durante a Cidade no Jardim os sanjoanenses poderão participar com o seu voto aquando da passagem pela barraquinha da Junta de Freguesia. Ao mesmo tempo, quer no sítio da internet, quer nas instalações da junta as votações estarão abertas durante o período estabelecido.

“Esta é a nossa forma de darmos voz aos Sanjoanenses”, refere a presidente da junta de freguesia, que espera uma adesão em massa da população quer na apresentação de propostas, quer na votação dos projetos selecionados.

Quem pretende apresentar propostas deverá respeitar as seguintes temáticas: Ação Social, Cultura, Juventude, Espaços Públicos e Espaços Verdes. Todos os cidadãos residentes em S. João da Madeira ou com relação comprovada com a cidade, tais como estudantes ou trabalhadores, podem concorrer com ideias transformadas em projetos.

No fim, as propostas mais votadas serão incluídas no Orçamento e Plano de Atividades 2016 da Junta de Freguesia. Todas as informações sobre o OP2015 podem ser encontradas em www.fsjm.pt ou nas instalações da junta.