Notícias

Notícias » Geral » A vida é feita de escolas. Escolha para São João da Madeira.

Inicia-se hoje, 16 de abril, o Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira. Durante o próximo mês, fregueses com relação comprovada com a cidade podem apresentar a(s) sua(s) proposta(s) e participar, de forma ativa, na vida política da cidade.

O Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira, iniciativa que procura promover a cidadania ativa através da participação dos cidadãos na escolha e definição de políticas públicas, inicia-se hoje, 16 de abril. Até ao próximo dia 15 de maio, fregueses com relação comprovada com a cidade - habitantes, trabalhadores ou estudantes - podem participar nesta atividade. A Junta de Freguesia disponibiliza 12 500€ do seu orçamento anual para que os interessados possam concorrer com propostas para integrar o Plano de Atividades e Orçamento do próximo ano. As ideias para a cidade deverão enquadrar-se num dos seguintes temas: Ação Social, Cultura, Juventude, e Espaços Públicos e Espaços Verdes. As propostas podem ser entregues na Junta de Freguesia, na biblioteca de Fundo-de-Vila ou em www.opsjm.com.

Após o período de apresentação e elaboração de propostas, a Junta de Freguesia analisará e decidirá quais as que reúnem condições para passarem ao período de votação. As propostas não aceites podem usufruir de um período de “reclamação” e só passando essa fase é que serão anunciadas, de forma definitiva, os projetos que irão a escrutínio. Só os eleitores em São João da Madeira poderão exercer o seu direito de voto. Numa primeira fase, a votação será feita exclusivamente em regime presencial. Depois de terminado este período, abrirá um novo para aqueles que desejem votar on-line. Cada eleitor terá direito a dois votos, que têm de ser obrigatoriamente distribuídos pelos projetos levados a escrutínio. As propostas mais votadas, até perfazer o valor total, serão executadas.

Para mais informações ou esclarecimentos, a Junta de Freguesia disponibiliza as normas de funcionamento do Orçamento Participativo no seguinte link: http://www.opsjm.com/. Neste endereço pode, também, apresentar a sua proposta.