Notícias

Notícias » Geral » Mega Banda encerra Festival de Bandas Filarmónicas do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia

O Festival de Bandas Filarmónicas conseguiu ganhar o carinho dos sanjoanenses e a Praça Luís Ribeiro vai encher no próximo Sábado, 18 de Julho, às 21h30, para uma Mega Banda Filarmónica.

 

A Banda será composta por mais de 100 músicos, que vão proporcionar à população a última sessão deste festival, que é o projeto vencedor do Orçamento Paticipativo da Freguesia de S. João da Madeira de 2014.

 

Através da execução deste projeto, a cidade já teve três grandes momentos musicais. Um concerto na Oliva Creative Factory, na Sala dos Fornos, outro no Parque Ferreira de Castro e, um terceiro, no Parque da Nossa Senhora dos Milagres. Desta vez, será na Praça Luís Ribeiro, junto ao elemento arquitetónico da praça, que a música vai ser tocada.

 

Tal como nos anteriores concertos, o acesso ao espetáculo é gratuito e aberto a toda a população. Desta vez, haverá a particularidade de a Banda de Música de S. João da Madeira fazer um desfile, onde os músicos tocarão em marcha pela cidade, saindo das imediações da Junta de Freguesia, percorrendo a rua 25 de Abril até à Praça Luís Ribeiro, fazendo ali a receção à mega banda, tocando o hino de S. João da Madeira.

 

Como manda a tradição em todos os concertos de Bandas Filarmónicas, há uma personalidade convidada que vai apadrinhar esta sessão. Desta vez, essa responsabilidade cabe à Maestrina Maria Antonieta Alves Moreira. Durante esta semana, os músicos têm ensaiado todos os dias na Sala dos Fornos, da Oliva Creative Factory.

 

Em resumo, no Festival de Bandas Filarmónicas participaram a Banda de Música de Santiago do Lobão, a Sociedade Artística – Banda de Música de Vale de Cambra, a Banda Marcial do Vale, a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana e a Sociedade da Banda Musical do Souto.

 

Os músicos que constituem a mega banda são oriundos destas seis sociedades musicais, tais como, os seis maestros que a vão dirigir na noite de 18 de Julho. Será engraçado ver a banda com mais de 100 músicos, cada um com a farda original do respetiva organização.

 

Este festival tem a particularidade de as bandas participantes terem tomado a iniciativa de participar, tendo-se inscrito por iniciativa própria e oferecido o espetáculo ao Festival.

 

O mentor deste festival, que é o primeiro projeto proveniente de um Orçamento Participativo a ser realizado em S. João da Madeira, é Filipe Oliveira.

 

A Junta de Freguesia, pioneira nos orçamentos participativos realizados no município sanjoanense, através da presidente Helena Couto, afirma que “todos nós devemos seguir este exemplo, de um freguês que usou esta oportunidade para concretizar uma iniciativa de interesse público relevante.”