Notícias

Notícias » Geral » Regresso da Picadinha foi um sucesso.

No passado sábado, dia dez de Outubro, a “Picadinha” regressou a São João da Madeira após dois anos de ausência. Cerca de 60 pessoas deslocaram-se até à Biblioteca de Fundo-de-Vila para darem as boas-vindas a esta “iniciativa de proximidade” e realizarem os mais diversos rastreios de forma gratuita. Renato Santos, secretário da Junta de Freguesia, considerou esta primeira edição “um sucesso.”

Dois anos depois, a “Picadinha” está de regresso a São João da Madeira. Esta iniciativa, retomada pelo atual executivo da Junta de Freguesia, tem como objetivo ajudar a população residente nos bairros sociais, pondo à disposição da mesma vários rastreios de forma gratuita, executados por profissionais em regime de voluntariado. Foram 58 as pessoas que se deslocaram até à Biblioteca de Fundo-de-Vila e realizaram os mais diversos testes, que variavam entre o controlo da tensão arterial e índices glicémicos, conselhos de nutrição e prevenção contra a apneia de sono.

 O primeiro passo, após a inscrição, era o controlo da tensão arterial e índices glicémicos – níveis de açúcar no sangue. Os fregueses eram atendidos por alunos do curso de Saúde da Escola Secundária João da Silva Correia que, por sua vez, eram supervisionados por Luís Silva, licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública, Joana Borges e Márcia Lopes, enfermeiras de profissão. Continuando os rastreios, os fregueses seguiam para a “consulta nutricional.” Aqui, as nutricionistas calculavam o índice de massa corporal, mediam o perímetro da cintura e davam conselhos ao nível da alimentação e exercício físico caso se justificasse. Por fim, chegava a altura de se realizar o teste de prevenção contra a apneia de sono. De todos os testes realizados, foram encontrados quatro potenciais casos. É de realçar que estes dois últimos rastreios – Nutrição e Apneia de Sono – são novidades na “Picadinha”, uma vez que antes só existia o controlo à tensão arterial e índices glicémicos.

Estes rastreios realizados na célebre “Picadinha” contaram com o apoio da “MultiSaúde”, “Farmácia da Estação”, “Farmácia Central”, “Farmácia Laranjeira”, “Farmácia Lamar”, “Farmácia da Praça”, do jornal “Único”, da “ACAILGÁS Medicare”, assim como de um anónimo sanjoanense que decidiu apoiar esta causa.

Para José Nogueira, vogal da Junta de Freguesia de São João da Madeira, a “Picadinha” era uma iniciativa que “fazia falta.” “A “Picadinha” fazia, sem dúvida, falta na nossa cidade” – afirmou José Nogueira. Por sua vez, o secretário da Junta de Freguesia, Renato Santos, adiantou que está à espera de mais adesão por parte da população na próxima edição desta iniciativa em Fundo-de-Vila, que será no segundo sábado do mês de Novembro. Ainda este mês, a “Picadinha” desloca-se até à Mourisca, mais propriamente à CERCI, no próximo dia 24. A Junta de Freguesia informa, ainda, que quem estiver interessado em colaborar com este projeto em regime de voluntariado pode deslocar-se às instalações da mesma e efetuar a inscrição.