Parque da Nossa Senhora dos Milagres | FSJM

Parque da Nossa Senhora dos Milagres

© Luís S. Tavares

 

O Parque Nossa Senhora dos Milagres é o mais antigo da cidade de S. João da Madeira. A sua construção foi feita com donativos da população, sendo inaugurado em 6 de Novembro de 1938.

Implantado numa das colinas da cidade e envolvendo a zona circundante da Capela da Nossa Senhora dos Milagres, é um dos mais apreciados parques urbanos da cidade para a prática desportiva, dispondo para o efeito de um circuito de manutenção e de uma ciclovia, assim como um local de lazer e divertimento com o parque das merendas, o parque infantil, a sala de chá e os inúmeros recantos ajardinados com bancos de descanso, o lago e a ponte.

Resultante de um protocolo celebrado em Outubro de 1996 entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira estabeleceu-se que a gestão do Parque N.ª S.ª dos Milagres é da competência da Junta de Freguesia quanto à manutenção e beneficiação dos arruamentos, das zonas pedonais e infra-estruturas, dos equipamentos implementados no Parque Infantil, no Parque das Merendas, no Circuito de Manutenção e o Mobiliário Urbano, assim como a limpeza do parque e a manutenção das espécies arbóreas aí existentes.

O grande objetivo que se coloca é promover o parque N.ª S.ª dos Milagres como um local de convívio e lazer dos sanjoanenses, em particular, e dos visitantes em geral, através da boa manutenção dos espaços e equipamentos, fomentando acções que potenciem o mercado social de emprego e desenvolvendo atividades culturais e desportivas que proporcionem um agradável contacto com a natureza.