O festival SONS À PORTA regressa no último sábado de agosto, dia 27, para uma terceira sessão de convívio e música ao pôr-do-sol. De acesso livre, no largo dos Paços da Cultura, o evento volta a dar espaço a projetos musicais da cidade, desta vez com o grupo Mara e João Neves a abrir e Ruben Costa (DJ set) a encerrar.
As propostas ao Orçamento Participativo de São João da Madeira, que tem este ano o tema “Cultura”, podem ser entregues até ao próximo dia 31 de julho. A dotação disponível é de 15 mil euros.
O Passeio Anual Sénior está de regresso, após dois anos de interregno devido à pandemia da COVID-19. Organizado pela Junta de Freguesia de São João da Madeira, com o apoio da Câmara Municipal, o evento este ano terá como destino Aveiro e será dividido em três dias: 26, 28 e 30 de setembro. A iniciativa é dirigida e gratuita para os residentes em São João da Madeira com mais de 65 anos de idade, estando as inscrições já abertas.
O 1º Teatro à Varanda levou uma multidão de pessoas ao largo dos Paços da Cultura. A iniciativa inédita da Junta de Freguesia de São João da Madeira, do Teatro Oliveira Júnior (TOJ) e do Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior - A Bem Dizer realizou-se no passado sábado e encheu a fachada do edifício com um espetáculo teatral ímpar, com luzes e muita música. “A adesão das pessoas é bem demonstrativa da necessidade de convívio e de realização de mais eventos culturais e de animação urbana neste pós-pandemia”, evidencia o presidente da autarquia, Rodolfo Andrade, que promete que o Teatro à Varanda vai regressar no próximo ano.
A Junta de Freguesia de São João da Madeira continua a proporcionar transporte gratuito para a praia. A iniciativa arrancou nas quartas-feiras de julho, já tendo sido transportadas mais de 140 pessoas até à praia de Esmoriz. Em agosto, a iniciativa continua e a oferta duplica: às terças-feiras o destino é a praia do Furadouro; e às quintas-feiras será para a praia de Espinho.
Depois de praticamente dois anos de interregno, devido à pandemia da COVID-19, está de regresso o Encontro Bienal de Ilustração de São João da Madeira, o primeiro neste formato. O tema da 14º edição deste evento marcante para os ilustradores nacionais e internacionais é “Vida” e a submissão dos trabalhos a concurso pode ser realizada até 30 de setembro. A apresentação pública decorreu na passada quinta-feira, nos Paços da Cultura.