Notícias

Notícias » Orçamento Participativo » Orçamento Participativo de São João da Madeira 2019

O Orçamento Participativo é um processo democrático através do qual os cidadãos decidem uma parte do orçamento do município e da freguesia. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia disponibilizam, através do Orçamento Participativo de São João da Madeira (OPSJM), uma verba global de 115 mil euros para que pessoas com relação comprovada com a cidade possam participar nesta iniciativa, apresentando propostas de interesse para a cidade.

Os 115 mil euros disponibilizados pelo Orçamento Participativo de São João da Madeira estão divididos em três categorias:

  • 85 mil dos 115 mil euros estão destinados ao financiamento de propostas que respeitem as áreas temáticas definidas pelo OPSJM. No entanto, este valor estará dividido entre a freguesia e o município: Propostas até 15 mil euros serão executadas pela Junta de Freguesia e propostas com valores entre os 15 mil e 70 mil euros serão executadas pela Câmara Municipal.
  • O OPSJM disponibiliza 15 mil euros para financiar propostas de iniciativa e âmbito escolar, designado por OPM – Escolas, abrangendo equitativamente os três agrupamentos escolares de São João da Madeira.
  • O OPSJM destina 15 mil euros para financiar propostas de iniciativa e âmbito da juventude, definido por OPM – Juventude.

Estudantes, residentes, trabalhadores ou representantes de alguma associação, empresa ou organização da sociedade civil sanjoanense têm até 12 de maio para contribuir com uma proposta para o Orçamento Participativo de São João da Madeira. As propostas devem respeitar as seguintes áreas temáticas: Ação Social; Cultura; Desporto; Educação e Juventude; Espaço Público e Espaços Verdes; Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade; Modernização Administrativa; Proteção Ambiental e Energia; Reabilitação e Requalificação Urbana; Saneamento e Higiene Urbana; Turismo, Comércio e Promoção Económica.

Para obter mais informações sobre o Orçamento Participativo de São João da Madeira, deve consultar o site oficial – www.opsjm.pt.