Notícias

Notícias » Geral » Orçamento da Freguesia para 2022 reforça apoio social e aposta no desporto e cultura

O crescimento para 406 mil euros do orçamento da Freguesia de São João da Madeira para 2022 deve-se, sobretudo, ao aumento do financiamento do Fundo de Financiamento das Freguesias.

Rodolfo Andrade salienta que, neste que é o primeiro orçamento desde que é presidente da Junta de Freguesia, é reforçado o apoio social, designadamente através da criação de um Fundo de Emergência Social com a dotação de 4.355,60 euros. O apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São João da Madeira também vai ser reforçado com a criação de uma nova rubrica para aquisição de material, designadamente para as ambulâncias, com uma verba de 2.250,00 euros.

Mantendo a realização de todas as iniciativas e compromissos que a autarquia desenvolveu nos últimos anos, por exemplo o Orçamento Participativo, o Encontro de Ilustração e o Passeio dos Idosos, Rodolfo Andrade destaca agora a aposta na criação de novas iniciativas desportivas e culturais.

Sem levantar muito o véu sobre a concretização das atividades, “que serão oportunamente anunciadas e divulgadas”, o presidente da Junta de Freguesia anuncia a criação de duas novas atividades desportivas anuais, uma feira de modalidades e um grande evento que coloque a cidade no panorama desportivo nacional. Na cultura, o investimento também é reforçado, designadamente com a criação de um programa de promoção da leitura.

O apoio à causa animal também será reforçado, para além da manutenção do cheque veterinário. O programa Ecofreguesia XXI, a criação de uma atividade de promoção da literacia financeira, uma nova atividade para a juventude e a divulgação do recenseamento eleitoral são outras das atividades previstas neste orçamento da freguesia de São João da Madeira para 2022.

Os documentos previsionais da freguesia serão analisados e aprovados hoje pelo executivo e serão depois remetidos para a aprovação pela Assembleia de Freguesia nos termos legais.