Notícias

Notícias » Geral » Junta de Freguesia atenta à situação de ucranianos no âmbito do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

A Junta de Freguesia de São João da Madeira está atenta à situação e necessidades de migrantes ucranianos que venham para a cidade, no âmbito do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A informação foi avançada pelo presidente da autarquia, Rodolfo Andrade, na última sessão da Assembleia de Freguesia, que decorreu na passada sexta-feira, nos Paços da Cultura, na qual foi aprovado o novo contrato interadministrativo de delegação de competências do município na freguesia para a gestão deste serviço. 

 

“O CLAIM está, obviamente, atento e disponível a abraçar todos as necessidades que vão ser originadas por esta guerra”, salientou Rodolfo Andrade na introdução da proposta de celebração do novo contrato interadministrativo entre o município e a Junta de Freguesia de São João da Madeira para a gestão deste serviço, uma formalidade devido ao novo mandato autárquico. 

 

O autarca considerou o CLAIM “uma mais-valia para a cidade” e divulgou que nos primeiros cinco meses de atividade foram realizados 126 atendimentos, a pessoas oriundas de 10 países, com maior procura por cidadãos de nacionalidade brasileira. Estes dados vão constar de um relatório que será apresentado brevemente. 

 

Rodolfo Andrade elogiou ainda a resposta social em rede que atualmente funciona no concelho de São João da Madeira, para a qual a Junta de Freguesia coopera com a Câmara Municipal e as instituições sociais, esclarecendo, também, as funções e objetivos do CLAIM. 

 

O novo contrato interadministrativo de delegação de competências foi aprovado por unanimidade e estabelece a continuidade do CLAIM, nos termos estabelecidos pelo GAPLIM- Gabinete de Apoio às Políticas Locais de Integração de Migrantes, tutelado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Fica ainda definido que o CLAIM funciona no n.º 51 da rua Cerqueira de Vasconcelos, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, num dia por semana a definir, na modalidade de atendimento presencial, ou outro a definir de acordo com a afluência e necessidades que se apresentem em cada momento.