Notícias

Notícias » Geral » Exposição na Biblioteca da Junta de Freguesia assinala Dia Internacional de Limpeza Costeira

A Biblioteca da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, em Fundo de Vila, acolhe, até à próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, a exposição “Os Suspeitos do Costume”. A mostra pretende assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, que pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos.

 

“Os Suspeitos do Costume” é uma exposição que resulta das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. Durante essas ações foi notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

 

Assim, esta exposição apresenta os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida. Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja, por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar.

 

A exposição estará patente ao pública na Biblioteca da Junta de Freguesia, em Fundo de Vila, até à próxima sexta-feira, sendo de entrada livre.