Notícias

Notícias » Geral » Junta de Freguesia apresenta “Entrelaçados” um projeto de apoio à saúde mental

A Junta de Freguesia de S. João da Madeira apresentou, no sábado, o projeto “Entrelaçados”. Numa sessão pública muito participada, que decorreu na Torre da Oliva, foi apresentado o projeto que será concretizado pela autarquia e pela associação Mentemovimento e que surge de uma proposta vencedora da edição de 2021 do Orçamento Participativo.

 

“Entrelaçados” é um projeto que pretende promover o bem-estar, qualidade de vida e saúde mental das pessoas apoiadas e fomentar o processo de reabilitação das pessoas com experiência de doença mental, através de um trabalho concertado com a sua rede de suporte, nomeadamente os seus cuidadores, familiares e amigos.

 

Promovido pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, em parceria com a associação Mentemovimento, a ação vai desenvolver sessões de psicoeducação, momentos de partilha de eventos marcantes e experiências pessoais, atividades de promoção de bem-estar e apoio individual.

 

O centro da ação será nas instalações da associação, na Praça Barbezieux, nº2359, em S. João da Madeira, e os contactos são o e-mail entrelacados@fsjm.pt ou o telemóvel 963809348.

 

Na sessão de apresentação pública participou o presidente da Junta de Freguesia, Rodolfo Andrade, a proponente da proposta, Cristina Ratanji, e o presidente da associação Mentemovimento, Ademar Silva.

 

Recorde-se que esta proposta, agora em execução, foi a vencedora da edição de 2021 do Orçamento Participativo de S. João da Madeira. Já este ano, com uma dotação de 15 mil euros e com o tema “Cultura”, estão a votação oito propostas até 31 de outubro.

 

Segundo as normas de participação, a votação decorre via eletrónica ou presencial na sede da Junta de Freguesia (nos Paços da Cultura), na Biblioteca da Junta de Freguesia ou nas Assembleias de Voto, que serão organizadas durante o período de votação e que serão oportunamente divulgadas. O cidadão deve ter em sua posse documento de identificação que comprove capacidade eleitoral, uma vez que têm direito de voto todos os cidadãos que sejam residentes, estudantes, trabalhadores ou representantes do movimento associativo, do mundo empresarial e das restantes organizações da sociedade civil sanjoanense.

 

“A Noite do Visconde”, “Centro Multidisciplinar Interativo”, “CultivARTE”, “escolARTE”, “Festival Literário Juvenil”, “Música para bebés”, “Praça On the Move!” e “Teatro Inclusivo” são os títulos das propostas que vão estar a votação. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de novembro.

 

As normas de participação do Orçamento Participativo de S. João da Madeira e as demais informações dos projetos que estão a concurso podem ser consultadas em: https://opsjm.pt/.