Notícias

Notícias » Geral » Encontro de Bandas Filarmónicas reúne públicos de várias gerações

O passado sábado, dia 18 de Abril, foi um dia histórico para São João da Madeira. A Oliva Creative Factory recebeu a primeira sessão do Festival de Bandas Filarmónicas, primeiro projeto proveniente de um Orçamento Participativo a ser realizado na cidade. Boa música, boa-disposição e público de várias idades encheram a Sala de Fornos, que pareceu pequena para tanta gente.

Duas Bandas Filarmónicas, dois palcos dispostos frente a frente e um espaço aberto no meio para o público. Assim era a disposição da Sala de Fornos da Oliva Creative Factory, num dia que ficou marcado pela primeira sessão, de quatro, do Festival de Bandas Filarmónicas. Este projeto, que teve como mentor Filipe Oliveira, foi o primeiro proveniente de um Orçamento Participativo a ser realizado na cidade. Helena Couto, presidente da Junta de Freguesia, destacou isso mesmo. “Faltam mais iniciativas deste género na cidade. A Junta de Freguesia está muito satisfeita por ter concretizado este excelente projeto, que, como se pode comprovar, está a ser um sucesso” – afirmou Helena Couto.

À semelhança da Presidente, também os maestros ficaram deliciados com a quantidade de público presente na Oliva. Filipe Oliveira, maestro da Banda de Santiago de Lobão e mentor deste projeto, valorizou esta iniciativa, assim como o apoia da Junta de Freguesia. “O universo das Bandas Filarmónicas é muito pequeno. Como tal, este tipo de festivais só valorizam o nosso mundo e os nossos artistas” – referiu Filipe Oliveira. Por sua vez, Valdemar Sequeira, maestro da Sociedade Artística – Banda de Música de Vale de Cambra, elogiou os benefícios que as Bandas Filarmónicas podem trazer, principalmente, aos mais jovens, afirmando que os ajuda a “melhorar a coordenação, trabalhar em equipa e a correr atrás de um objetivo.”

A noite durou até perto da uma da manhã, com as bandas, num despique amigável, a tocarem vários clássicos. No final desta sessão, Martinho Caetano, padrinho desta primeira edição, elogiou as Bandas presentes, assim como a Junta de Freguesia de São João da Madeira, por terem proporcionado aos presentes “uma noite perfeita.”  

Helena Couto acrescentou, ainda, que "estes eventos, que são do povo, fazem-nos lembrar os tempos mais antigos, em que a moda era dançar ao som do despique entre várias Bandas Filarmónicas".