Notícias

Notícias » Geral » A “PICADINHA” QUE FAZ A DIFERENÇA

No sábado, as portas da Biblioteca da Junta de Freguesia de São João da Madeira, em Fundo de Vila, voltaram a abrir para levar a cabo mais uma edição da “Picadinha”.

A Picadinha é uma ação em colaboração com a Escola Superior de Saúde Norte, da Cruz Vermelha Portuguesa, que consiste no rastreio ao Colesterol, Glicemia e Tensão Arterial e que pode ajudar na prevenção e deteção precoce de algumas doenças.

Segundo Eduardo Teixeira, um dos enfermeiros voluntários desta iniciativa, “a adesão foi bastante positiva e recebemos dezenas de pessoas que querem efetivamente saber como está a sua saúde”. 

A média de idades das pessoas que fazem o rastreio está acima dos 50 anos, e “as principais queixas estão sobretudo relacionadas com a tensão arterial, que na maioria dos casos apresenta valores acima do expectável, no entanto as pessoas começam a ter mais noção desses valores e sabem que algo não estará muito bem. Queixam-se de tomar muita medicação, e uma vez que não tomam a medicação no dia em que vêm fazer o rastreio, nós notamos a diferença nos resultados. É aí que percebemos a importância que a medicação tem na saúde e no dia a dia destas pessoas” refere ainda o jovem enfermeiro. 

Importa ainda referir que, do conjunto de resultados e valores que foram recolhidos durante a ação de rastreio, foi no colesterol que foram detectadas maiores alterações e a maioria aponta a má alimentação, ou alimentação desadequada como causa.  

A equipa de enfermeiros responsável por esta ação salientou ainda a importância da iniciativa sobretudo pela possibilidade de estar mais próximos das pessoas, contribuir para que tenham a sua saúde em dia e evitem ter comportamentos de risco.

A “Picadinha” acontece todos os meses, com exceção do mês de Agosto, e a próxima ação de rastreio será já no dia 26 de Julho.