Notícias

Notícias » Desporto » Biodanza no Parque do Rio Úl

No dia 30 de Julho, a Junta de Freguesia de S. João da Madeira ofereceu aos sanjoanenses um final de tarde inovador, em que o projeto "Toca a Mexer" levou a Biodanza ao Parque do Rio Úl, onde decorreu um aula bastante animada após um piquenique.

A aula foi orientada pelos "facilitadores" - termo próprio da Biodanza - Teresa Margarida Brandão, de S. João da Madeira, Ana Nogueira e José Gomes oriundos do Porto, Otília Rios e Ana Catarina Freitas, de Oliveira de Azeméis, e Ana Catarina Santos e Raquel Brandão de Aveiro.

A Biodanza é um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano, baseado em experiências no "aqui e agora", criada através de movimentos de dança com músicas previamente selecionadas. Naquela tarde de Sábado, foi mesmo isso que aconteceu, todos dançaram de acordo com estes princípios e objetivos.

 

Mariana e José, um casal que pratica Biodanza e estiveram presentes nesta iniciativa do Toca a Mexer, afirmam foi muito boa a aula, para divulgar esta prática de bem-estar. “Isto é muito bom, a biodanza tornou-nos mais calmos e serenos”, afirmam. Outra participante, Alice Simões, enalteceu o projeto da Junta de Freguesia, uma iniciativa que “é muito boa para pôr as pessoas a mexerem-se porque faz muito bem à saúde”.

 

Segundo a explicação Teresa Margarida Brandão, “a Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que ressuscita as funções originais da vida, originando até uma reorganização celular e ainda resgata a afectividade do ser-humano. Sendo a música e os movimentos escolhidos ao pormenor.”

Explicou ainda que o pai do “Sistema Biodanza” é o antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda e "atualmente está divulgado em muitos países”.

 

Teresa Margarida Brandão vê esta iniciativa da Junta de Freguesia de S. João da Madeira como “fabulosa”, relembrando “que é missão de quem está à frente dos destinos do povo desenvolver iniciativas que combatam o desconhecimento de novas práticas e tendências".

 

Para a responsável pelo projeto "Toca a Mexer", Rosário Gestosa, tem havido uma participação "considerável" da população nestes eventos, salientando que "além de pôr as pessoas a mexer, é importante dar a conhecer actividades que existem na cidade, como é o caso da Biodanza. As expectativas para este final de tarde foram completamente superadas", afirmou a vogal do executivo da Junta de Freguesia.

 

Tratou-se, de facto, de um final de tarde em que os participantes saíram bem dispostos do Parque do Rio Úl e com as melhores impressões desta prática, que a Junta de Freguesia de S. João da Madeira deu a experimentar.