Notícias

Notícias » Orçamento Participativo » Junta de Freguesia lança nova edição do Orçamento Participativo de São João da Madeira dedicado à Ação Social e Comunitária

A Junta de Freguesia de São João da Madeira vai promover mais uma edição do Orçamento Participativo. Com uma dotação disponível de 15 mil euros, esta edição tem como tema “Ação Social e Comunitária” e a fase de entrega de propostas decorre entre 15 de maio e 25 de julho. No dia 15 de maio, vai realizar-se a primeira Assembleia Participativa, nos Paços da Cultura, com a participação de José Carlos Mota, professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. 

 

A edição de 2023 do Orçamento Participativo de São João da Madeira tem como tema “Ação Social e Comunitária”. O objetivo é “receber propostas de iniciativas na área social e comunitária que promovam uma cidade mais solidária”, explica o presidente da Junta de Freguesia de São João da Madeira, Rodolfo Andrade. “Queremos despertar a solidariedade dos sanjoanenses e incentivar à apresentação de propostas até 15 mil euros, que é o valor que a Junta de Freguesia dispensa para este projeto”, acrescentou o autarca. 

 

As propostas podem ser apresentadas entre 15 de maio e 25 de julho, por via eletrónica ou presencial na sede da Junta de Freguesia, nos Paços da Cultura, e nas Assembleias Participativas que se irão realizar, através de um balcão de apoio para o efeito.  

 

A primeira Assembleia Participativa vai decorrer no dia 15 de maio, nos Paços da Cultura, pelas 21h30, contando com a presença do professor José Carlos Mota. Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP, José Carlos Mota tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial. Coordenou, no âmbito do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas, os processos colaborativos desenvolvidos no âmbito dos Planos Diretores Municipais da Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Integrou a equipa de coordenação de várias iniciativas de inovação cidadã, nomeadamente o Laboratório Cívico de Santiago, o LABIC Laboratório de Cidadania Intercultural, este financiado pelo Portugal Inovação Social e o LABIC Maia, laboratório de cidadania para a inclusão. Paralelamente, participa em projetos de investigação no domínio da mobilidade em bicicleta, nomeadamente o BOOST Starter Cycling Cities, financiado pela FCT, e o UAUBIKE, apoiado pelo POSEUR. Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania (Vamos recuperar o património esquecido (2020), Futuros alternativos (2020), Vizinhos de Aveiro (2020), Compromisso Cidade (2021). 

 

No dia 15 de setembro serão anunciadas as propostas que vão a votação, sendo que esta se inicia a 20 de setembro e decorre até 5 de dezembro. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de dezembro. 

 

As normas de participação do Orçamento Participativo de São João da Madeira e as demais informações relevantes podem ser consultadas em: https://opsjm.pt/