Notícias

Notícias » Orçamento Participativo » Assembleia Participativa assinala arranque de mais uma edição do Orçamento Participativo de São João da Madeira

A Junta de Freguesia de São João da Madeira lançou mais uma edição do Orçamento Participativo, que arrancou esta segunda-feira com a realização de uma Assembleia Participativa, nos Paços da Cultura, que contou com a participação do presidente, Rodolfo Andrade, e do professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP, José Carlos Mota. Esta edição volta a ter uma dotação disponível de 15 mil euros, tem como tema “Ação Social e Comunitária” e a fase de entrega de propostas decorre até 25 de julho.

 

A edição de 2023 do Orçamento Participativo de São João da Madeira tem como tema “Ação Social e Comunitária”. O objetivo é receber propostas de iniciativas na área social e comunitária que promovam uma cidade mais solidária. Para incentivar a apresentação de propostas e divulgar a iniciativa, a Junta de Freguesia está a realizar Assembleias Participativas. A primeira realizou-se esta segunda-feira, nos Paços da Cultura, e contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia, Rodolfo Andrade, e do professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP, José Carlos Mota.

 

José Carlos Mota tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial. Coordenou, no âmbito do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas, os processos colaborativos desenvolvidos no âmbito dos Planos Diretores Municipais da Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Integrou a equipa de coordenação de várias iniciativas de inovação cidadã, nomeadamente o Laboratório Cívico de Santiago, o LABIC Laboratório de Cidadania Intercultural, este financiado pelo Portugal Inovação Social e o LABIC Maia, laboratório de cidadania para a inclusão. Paralelamente, participa em projetos de investigação no domínio da mobilidade em bicicleta, nomeadamente o BOOST Starter Cycling Cities, financiado pela FCT, e o UAUBIKE, apoiado pelo POSEUR. Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania (Vamos recuperar o património esquecido (2020), Futuros alternativos (2020), Vizinhos de Aveiro (2020), Compromisso Cidade (2021). 

 

As próximas sessões realizam-se nos dias 27 de maio (na Biblioteca da Freguesia, em Fundo de Vila, às 10h); 15 de junho (na Casa das Associações, às 21h30); e 15 de julho (no Café Poeta, às 10h).

 

Recorde-se que as propostas podem ser apresentadas até 25 de julho, por via eletrónica ou presencial na sede da Junta de Freguesia, nos Paços da Cultura, e nas Assembleias Participativas que se irão realizar, através de um balcão de apoio para o efeito.  No dia 15 de setembro serão anunciadas as propostas que vão a votação, sendo que esta se inicia a 20 de setembro e decorre até 5 de dezembro. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de dezembro.

 

As normas de participação do Orçamento Participativo de São João da Madeira e as demais informações relevantes podem ser consultadas em: https://opsjm.pt/