Notícias

Notícias » Ilustração » São João da Madeira recebe “Urban Sketchers” da região Norte.

No passado dia 21 de Maio, São João da Madeira foi palco de um encontro entre “Urban Sketchers” da região Norte de Portugal. Um desenho de cada vez, os artistas passaram por locais emblemáticos da cidade, como a Igreja Matriz, a casa Conde Dias Garcia, Torre da Oliva, entre outros. O dia ficou marcado, também, pela inauguração da exposição “Portugal Ilustrado”, presente na sala do terraço da Oliva Creative Factory.

Numa iniciativa que se insere no âmbito do 9º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira, a cidade acolheu, com o apoio da Junta de Freguesia, o 16º Encontro de “Urban Sketchers” da região Norte de Portugal. Um desenho de cada vez, os 35 “Sketchers” inscritos nesta iniciativa, assim como os alunos de artes da escola Serafim Leite, passaram por alguns dos mais emblemáticos locais da cidade, como a Igreja Matriz, a Torre da Oliva, a Oliva Creative Factory (OCF), entre outros. Foi precisamente na OCF que se inaugurou a exposição “Portugal Ilustrado”, num evento que contou com a presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto, e foi muito apreciado pelos “Urban Sketchers” presentes.  

De 21 de Maio a 18 de Junho, estarão expostos na sala do terraço da Oliva Creative Factory várias ilustrações que retratem o nosso país, como cidades, regiões, celebridades, etc.. A exposição “Portugal Ilustrado” estará aberta ao público de terça-feira a sábado, entre as 14H00 e as 17H00.

Num dia dedicado ao desenho e à ilustração, a Junta de Freguesia de São João da Madeira acompanhou de perto os artistas. Tiago Cruz, administrador do “Urban Sketchers” Portugal Norte, considerou o dia bastante divertido e São João da Madeira uma cidade simpática. “Creio que foi bastante divertido para todos aqueles que participaram nesta iniciativa. Conheço bem o nosso país, assim como a Turquia, Itália, Áustria, entre outros, e posso afirmar que São João da Madeira me surpreendeu, é uma cidade muito simpática” – concluiu o “Urban Sketcher.