Notícias

Notícias » Ilustração » Participação recorde no Concurso Internacional de Ilustração de S. João da Madeira

O número de candidaturas ao Concurso Internacional de Ilustração de S. João da Madeira atingiu o número recorde de 102. Na edição de 2016, o desafio lançado aos ilustradores de todo o mundo passa pela elaboração de duas obras sobre o tema "Máquina".

Em 2014, o Concurso Internacional de Ilustração  de S. Joõ da Madeira contou com a participação de 61 candidaturas e, em 2015, chegou às 98 participações. Assim, esta edição representa a consolidação do crescimento verificado no ano transato, contando, também, com uma forte representação internacional de candidaturas, oriundas da Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Itália, Inglaterra, México, Polónia, Republica Dominicana, Suiça, Taiwan e, como não podia deixar de ser, de Portugal.

Este concurso acontece no âmbito do 9º Encontro Internacional de Ilustração, que vai decorrer em S. João da Madeira entre 14 e 21 de Outubro, com a organização da Junta de Freguesia. Várias atividades relacionadas com o mundo da ilustração fazem de S. João da Madeira a capital mundial da ilustração, durante aquela semana, em que o concurso é um dos pontos altos deste evento. No entanto, a quantidade e variedade de acontecimentos é enorme, o que torna indispensável a consulta detalhada da agenda do encontro.

Dos 102 trabalhos enviados serão selecionados 25 finalistas, que serão conhecidos até 23 de Setembro. O concurso proporciona aos finalistas vantagens na participação nas atividades do Encontro Internacional de Ilustração, entre as quais, alojamento, transporte e alimentação gratuitos durante 3 dias do evento, bem como, acesso previligiado e gratuito nalguns casos, aos workshops, oficinas e conferências realizadas durante o encontro.

Os vencedores do concurso serão conhecidos na cerimónia de encerramento do evento. Serão premiados as três ilustrações mais votadas por um júri, em que os prémios a distribuir são, para o primeiro classificado um “iMac” de 21,5 polegadas e uma licença de um ano “Creative Cloud Teams”, que inclui 29 produtos Adobe, e o convite para orientar um workshop no 10º Encontro Internacional de Ilustração, onde verá, também, as suas obras expostas; para o segundo prémio serão oferecidos uma caixa de material Viarco e uma licença de um ano de Adobe Photoshop CC, assim como, a participação gratuita num workshop do 10º Encontro de Ilustração, em 2017; por fim, o terceiro classificado receberá material da Viarco e uma licença de um ano de Adobe Indesign CC.

A semana do Encontro Internacional de Ilustração contará com vários workshops, oficinas e conferências ainda a anunciar, que terão a presença dos 25 finalistas e demais amantes desta arte, uma vez que são abertos à comunidade mediante uma inscrição prévia. As escolas da cidade também receberão vários workshops, como já é tradição do Encontro de Ilustração. A semana proporciona ainda três cerimónias – a de abertura e encerramento – bem como, um espetáculo de música e ilustração intitulado "Concerto Ilustrado", onde uma banda entreterá o público enquanto uma equipa de ilustradores demonstrará o seu talento ao vivo, projetado numa tela gigante durante o concerto.