Notícias

Notícias » Ilustração » Encontro Bienal de Ilustração de S. João da Madeira está de volta e regressa cheio de “Vida”

O Encontro de Ilustração de S. João da Madeira, que decorre pela primeira vez em formato bienal, está de regresso entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro numa edição que pretende ser mais aberta e mais próxima não só dos muitos e habituais especialistas que têm vindo a marcar presença mas também de todos aqueles que admiram esta extraordinária arte que é a ilustração, numa clara aposta da organização na formação de novos e interessados públicos.

 

Um regresso desejado e que não podia ter começado de melhor forma, com um “recorde com 151 inscrições e 302 ilustrações” no habitual concurso de ilustração que este ano decorreu sob o tema “Vida”, tendo recebido ilustrações oriundas de 14 nacionalidades, entre as quais Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Moçambique, Portugal e Venezuela. Os 12 finalistas já foram escolhidos e os seus trabalhos integrarão uma das exposições que integrará a programação deste. Os três premiados serão divulgados na sessão de encerramento, no dia 3 de dezembro.

 

Um Encontro de Ilustração no qual todas as artes estão convocadas

Provocar o contacto com as várias formas que a ilustração pode assumir sublinhando o seu poder para transcender as amarras físicas e transportar-nos para o plano da imaginação e da criatividade foi o objetivo da programação desenvolvida e que este ano conta também com a curadoria da autora Adélia Carvalho.

 

É assim que, a par das 7 exposições de ilustração, que estarão patentes nos Paços da Cultura, o público poderá ainda ver uma exposição de brinquedos artesanais que, sem palavras, no prometem contar muitas histórias de vida. No segundo fim de semana juntar-se-á a estas exposições uma mostra do resultado do encontro de Urban Sketching previsto para o dia 26 de novembro. Música, poesia, cinema de animação, artesanato, literatura infantil, teatro de marionetas, arte urbana e até gastronomia são as diversas áreas artísticas e criativas convocadas para este inusitado encontro da ilustração com a vida.

 

Das várias atividades previstas e pensadas destacamos dois momentos inéditos nos quais a ilustração se encontrará com a poesia e com a música. Falamos da sessão de poesia ilustrada com Raquel Patriarca e Marta Nunes e do concerto ilustrado com B Fachada e Xavier Almeida que decorrerão na tarde e na noite do dia 3 de dezembro, respetivamente.

 

Mas as novidades desta edição não ficam por aqui… uma Mostra de Cinema de Animação, especialmente dedicada ao público escolar mas também ao restante público e que integrará uma seleção de curtas de animação do estúdio BAP, da produtora Praça Filmes, da Fundação José Saramago e do Mestrado de Animação e Ilustração do IPCA. Os mais novos, e não só, poderão ainda assistir a 5 episódios da série de animação luso-francesa Crias, que propôs-se contar, através da animação, como é a hora de deitar de algumas das espécies mais acarinhadas e misteriosas do Mundo Animal. Em ano de centenário de José Saramago, haverá ainda oportunidade para assistir a uma curta-metragem de animação baseada no conto infantil de sua autoria, “A maior flor do mundo”, realizada por Juan Pablo Etcheverry e narrada pelo próprio escritor.

 

Afonso Cruz, Guridi, Marta Nunes, Pedro Sim, Cátia Vidinhas, Tânia Clímaco, Lebasi, Captivara, Pupé e Ricardo Ladeira são os ilustradores que, a par dos realizadores Daniel Medina e Laura Gonçalves, ministrarão um conjunto de oficinas e masterclasses de ilustração dirigidas a vários públicos. No primeiro fim de semana terão ainda lugar uma oficina de brinquedos pelo artesão Simão Bolivar e uma oficina de panquecas ilustradas ministrada por Saphir Cristal e Ivo Cruz.

 

Neste 14.º Encontro haverá ainda lugar para a realização de um encontro de urban scketching, mercados urbanos, leituras encenadas, sessões de narração oral, performances de rua e intervenções urbanas de ilustração.

 

A organização do evento, que este ano tem como tema a "Vida", é da Junta de Freguesia de São João da Madeira, com o apoio institucional da Câmara Municipal de S. João da Madeira, entre outras parcerias e colaborações. A Comissão Organizadora do evento é também constituída pela Associação Cultural Luís Lima, por Cátia Vidinhas, Cláudia Valente de Oliveira e José Alberto Rodrigues.  Já o júri do concurso é constituído por Adélia Carvalho, Alexandre Rosas, Guridi, Mafalda Milhões e Marta Madureira.

 

Programa disponível em www.ilustracaosjm.pt