Notícias

Notícias » Ilustração » Encontro de Ilustração de S. João da Madeira recebeu artistas de todo o mundo e público de todas as idades

O Encontro Bienal de Ilustração de S. João da Madeira regressou entre 25 de novembro e 4 de dezembro. Foram duas semanas de uma vasta e variada programação, que trouxe à cidade artistas de todo o mundo e público de todas as idades. A argentina Pupé foi a grande vencedora do concurso, ficando o segundo lugar para o espanhol Sr. Lopez e o terceiro para o português Diovo. Já B Fachada e o ilustrador Xavier Almeida, protagonizaram, no sábado, na Casa da Criatividade, o concerto-ilustrado que foi, uma vez mais, um dos momentos altos do evento.

 

O objetivo desta edição do Encontro Bienal de Ilustração de S. João da Madeira era ser mais aberto, participado e mais próximo não só dos muitos e habituais especialistas da área, mas também de todos aqueles que admiram esta extraordinária arte que é a ilustração, numa clara aposta da organização na formação de novos e interessados públicos.

 

Rodolfo Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, que organiza o evento, faz um balanço muito positivo, salientando que o objetivo de “trazer a ilustração para a rua, para mais perto do público, foi conseguido”, o que ficou patente pelas centenas de pessoas, de todas as idades, que participaram nas iniciativas.

 

“Queremos que o evento ganhe dimensão, para isso é importante que fidelize o público e se distinga pela sua marca de qualidade, não competindo com outros encontros da mesma área que, entretanto, surgiram noutros municípios do país. Foi com esse objetivo que transformamos o Encontro de Ilustração de S. João da Madeira em bienal, pelo que agora temos dois anos para preparar a próxima edição, que pretendemos que seja a melhor, mais ampla e participada de sempre”, concluiu.

 

A argentina Pupé foi a grande vencedora do concurso, ficando o segundo lugar para o espanhol Sr. Lopez e o terceiro para o português Diovo. Já B Fachada e o ilustrador Xavier Almeida, protagonizaram, no sábado, na Casa da Criatividade, o concerto-ilustrado que foi, uma vez mais, um dos momentos altos do evento.

 

 

Recorde-se que este foi o encontro mais participado de sempre, com um recorde de 151 inscrições e 302 ilustrações no habitual concurso de ilustração que este ano decorreu sob o tema “Vida”, tendo recebido ilustrações oriundas de 14 nacionalidades, entre as quais Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Moçambique, Portugal e Venezuela.

 

A programação variada contou com dezenas de iniciativas, entre as quais se destaca a participação dos Urban Sketchers, mas também as Montras Ilustradas, a Mostra de Curtas de animação com vários filmes premiados, o Mercado Ilustrado, o Mini Porto Belo, animação de rua no centro cívico, Panquecas Ilustradas, sessão de cinema para os jardins de infância e alunos do 1ºCiclo, oficinas, workshops, a exposição traços da guerra (com 120 trabalhos, de 80 artistas, de 40 países diferentes, a exposição Jerónimo e Josefa (parceria com a Fundação José Saramago), entre muitas outras atividades.

 

A organização deste evento é da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, com o apoio institucional da Câmara Municipal de S. João da Madeira, entre outras parcerias e colaborações. A Comissão Organizadora do evento foi também constituída pela Associação Cultural Luís Lima, por Cátia Vidinhas, Cláudia Valente de Oliveira e José Alberto Rodrigues.  Já o júri do concurso foi constituído por Adélia Carvalho, Alexandre Rosas, Guridi, Mafalda Milhões e Marta Madureira.