Notícias

Notícias » Ilustração » Encontro de Ilustração com oficinas feiras workshops emomentos musicais para todos os sanjoanenses

Começa já na próxima segunda-feira o 8.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. A sessão de abertura, que decorre na Casa da Criatividade, conta com um "Tributo a Carlos Paredes" promovido por Victor Castro e Paulo Cunha. Na manhã do mesmo dia serão inauguradas as Exposições da Torre da Oliva que lá permanecerão durante toda a semana. Já no Centro Comercial 8.ª Avenida estarão expostos os trabalhos dos alunos das Escolas de S. João da Madeira que participaram no concurso direcionado às mesmas e que poderão ser apreciadas por todos os sanjoanenses que visitem o local.

 

Porém, o centro nevrálgico do evento será a Torre da Oliva que recebe, entre as várias exposições, uma Feira de Ilustração, onde artesão, galerias e ilustradores exibem e vendem os seus produtos, impressões e ilustrações originais, e uma Feira do Livro, dinamizada pela livraria oficial do evento "Gigões e Anantes", onde é possível encontrar uma grande variedade de livros ilustrados que estarão à venda.

 

Na quinta-feira, pelas 21:30, na Casa da Criatividade, terá lugar um momento musical único. A presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Helena Couto, levanta um pouco o véu sobre esse momento afirmando que "é esperado um momento único em que a união entre a música e a ilustração será harmoniosa e um espetáculo inesquecível para quem assistir". A entrada é gratuita, porém carece de levantamento de bilhete na Casa da Criatividade onde estarão disponíveis a partir de hoje.


Tal como em edições anteriores, ao longo da semana realizam-se workshops lecionados por ilustradores conceituados nacional e internacionalmente. Estes workshops são não só dirigidos a profissionais da área, como também, a apaixonados pela ilustração. Esta será uma oportunidade única para se conviver e aprender com os ilustradores convidados.

 

Uma das vertentes mais importantes do Encontro é o serviço educativo efetuado com as escolas do concelho. Antes do evento foram proporcionados aos docentes workshops e formações certificadas que se revelam essenciais para a participação das escolas no concurso que é lançado a todos os alunos da cidade.

 

Na sessão de encerramento do evento, que decorre no sábado, dia 24, são entregues os prémios e será apresentado oficialmente o 9.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Helena Couto diz que este "é um evento muito acarinhado pelos sanjoanenses e com uma tal dimensão global que já torna difícil não pensar nas edições seguintes". A presidente da Junta de Freguesia convida todos os sanjoanenses a "visitarem a Torre da Oliva e a estarem presentes nos momentos musicais na Casa da Criatividade". O Coro de Câmara de S. João da Madeira irá encerrar esta edição.

 

Uma das novidades que o 8.º Encontro de Ilustração traz é a pulseira do evento que poderá ser levantada de forma gratuita na Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

 

Mais informações:

Facebook do Encontro: https://www.facebook.com/encontroilustracaosjm

Sítio web: http://www.ilustracaosjm.pt/