Notícias

Notícias » Parque Nossa Senhora dos Milagres » Festival de Bandas Filarmónicas enche Parque dos Milagres

O projeto vencedor do Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira em 2014 continua a dar que falar. O Festival de Bandas Filarmónicas conseguiu ganhar o carinho dos Sanjoanenses e a terceira sessão foi prova disso mesmo. A população saiu à rua, no passado sábado, com o Parque dos Milagres como principal destino, para assistir a mais um concerto, o terceiro de quatro do Festival de Bandas. Nos coretos, dispostos de frente para a Igreja Matriz, estavam a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana e a Sociedade da Banda Musical de Souto, dirigidas pelos seus maestros, Rui Ferreira e Manuel Luís Azevedo, respetivamente.

Como é habitual no Festival, cada sessão tem um padrinho. Desta feita, esse honroso cargo foi atribuído ao Professor Jorge Almeida. Para o Professor, que aos 11 anos de idade iniciou a sua aprendizagem musical na Academia de Música de São João da Madeira, “o Festival de Bandas Filarmónicas é um projeto social e cultural, que não só serve para unir as pessoas à música, como também para partilhar experiências que beneficiam o crescimento sociocultural do músicos e do público” – afirmou Jorge Almeida.

Pouco passava das 21H30 quando se deu o pontapé de saída para a terceira sessão do Festival. Após o discurso de Helena Couto, Presidente da Junta de Freguesia, as bandas convidadas partilharam, ao longo de duas horas e meia, as suas escolhas musicais, para uma noite quente de sábado. Numa primeira fase do concerto, foram ouvidas músicas como “Hispânico”, de Nuno Osório, “Alchemy of Feelings”, de Afonso Alves, ou “Overture Jubiloso”, de Frank Erickson. Ultrapassada esta fase mais técnica da sessão, as bandas optaram por tocar músicas mais conhecidas do público, tais como “Chico Fininho”, de Rui Veloso, ou “Dunas”, dos GNR.

Perto do final, houve ainda, tempo para surpreender o maestro e um músico da Banda de Música dos B. V. de Arrifana. Estes dois elementos faziam anos e, sem estarem à espera, o público cantou-lhes os parabéns, acompanhado pelo instrumental da música que foi tocada pela banda.

Após o padrinho da sessão, Jorge Almeida, ter comandado as duas bandas na música final, deu-se por encerrado o terceiro concerto do Festival, pouco passava da meia-noite. A população, visivelmente satisfeita com esta edição, prometeu voltar à Praça Luís Ribeiro, dia 18 de Julho, data que marcará o encerramento do Festival de Bandas Filarmónicas.